quinta-feira, 25 de julho de 2013

Carimbos comemorativos lançados em Joinville: décadas de 1940 e 50.

Carimbologia, Marcofilatelia ou Marcofilia são nomes dados ao ramo da Filatelia, cujos filatelistas colecionam e estudam as marcas postais (carimbos) aplicadas sobre as correspondências transportadas pelos serviços de correios. Existe uma grande diversidade de marcas postais, muitas delas empregadas antes da criação do selo postal, em 1840.
 
As marcas postais apresentadas nesta postagem são conhecidas como carimbos comemorativos ou CBC. De acordo com a definição proposta pelos Correios, o carimbo comemorativo é "[...] destinado a comemorar eventos importantes ou homenagear personalidades". Desde o final da década de 1940 são lançados em Joinville (SC) diversos carimbos comemorativos, muitos dos quais envolveram diretamente a Associação Filatélica de Joinville - AFJ. A partir de imagens e dados históricos coletados no sítio da Associação Filatélica e Numismática de Santa Catarina e entre os colecionadores sócios da AFJ publicaremos a partir desta postagem uma lista dos carimbos comemorativos lançados em Joinville desde o final da década de 1940.
 
CBC alusivo a 2a. Exposição da Associação Filatélica de Joinville, em 10/11/1947. Fonte: Associação Filatélica e Numismática de Santa Catarina.
 
CBC alusivos a 3a. Exposição da Associação Filatélica de Joinville e ao Centenário de Joinville, em 09/03/1951. Fonte: Associação Filatélica e Numismática de Santa Catarina.
 
CBC alusivos a 3a. Exposição da Associação Filatélica de Joinville e ao Centenário de Joinville sobre envelope., em 09/03/1951. Coleção: Wilson de Oliveira Neto.
 
CBC alusivos a 2a. Exposição Filatélica Estadual de Santa Catarina e ao Centenário da Sociedade Ginástica de Joinville, entre 08 e 16/11/1958. Fonte: Associação Filatélica e Numismática de Santa Catarina.
 
Na próxima postagem, os carimbos comemorativos lançados em Joinville durante as décadas de 1960 e 70.





3 comentários:

  1. Caros amigos da AFJ, se encontro carimbos de Joinville aonde envio e em nome de quem? Quem sabe posso ajudar.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado amigo Mitch.

      Será uma grande alegria receber sua ajuda. Os carimbos poderão ser enviados para a caixa postal da AFJ:

      ASSOCIAÇÃO FILATÉLICA DE JOINVILLE - AFJ.
      Caixa Postal: 705.
      CEP: 89200-970.
      Joinville, Santa Catarina, BRASIL.

      Mitch, o responsável pelo recebimento da correspondências do clube é o filatelista Cesar Luis Salfer.

      Excluir
  2. Boa noite...

    Encontrei em minha coleção um envelope comemorativo da 1a exposição interna de carimbologia de 14-7-1946... Gostaria de saber quem que assinou como presidente e primeiro secretário...

    Obrigado desde já.

    Pedro Weffort

    ResponderExcluir